Fitoterápicos fazem parte da lista de medicamentos do SUS

FITOTERAPICOS_SUPLEMENTO_NUTRICIONAL

Publicado em julho 20, 2011

Alcachofra, aroeira, unha-de-gato e guaco são autorizados pelo Ministério da Saúde

A cada ano, a fitoterapiamedicação feita à base de plantas – vem ganhando mais credibilidade não apenas dos pacientes, mas também dos órgãos responsáveis pela saúde.

Tanto que até o Sistema Único de Saúde (SUS) já inclui em sua lista de remédios produtos à base de plantas medicinais que podem ser comprados com recursos do Ministério da Saúde.

Até 2009, apenas o guaco (para tratamento da tosse) e a espinheira-santa (para tratar a úlcera) faziam parte da lista do SUS, mas hoje já estão inclusos medicamentos à base de alcachofra, aroeira, cáscara-sagrada, garra-do-diabo, isoflavona de soja e unha-de-gato – usados em casos de inflamações, dores abdominais (como as causadas pela menopausa) e prisão de ventre, por exemplo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já certificou mais de 600 produtos fitoterápicos para os mais variados tipos de doenças, mas é importante lembrar que eles só devem ser utilizados com prescrição médica, pois também podem causar efeitos colaterais, ainda que menores se comparados aos medicamentos sintéticos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,